quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tudo sobre sapatos

E que mulher não enlouquece em uma loja de sapatos? Pesquisei um pouco sobre as tendências e aqui está, desde chinelos às super tendências!

Meia pata – Os sapatos meia-pata estão ficando cada vez mais populares porque as celebridades têm usado e abusado muito deles, ainda mais apostando em visuais ousados e looks mais diferentões. Por conta da parte posterior elevada, os saltos podem ser bem mais altos do que costumam ser os saltos agulha, e o pé não fica tão à deriva, com uma envergadura tão íngreme quanto nos scarpins e sandálias, por exemplo. E assim eles viraram os preferidinhos dos grandes designers de sapatos. Marcas como a Schutz fabricam incríveis meias-patas super acessíveis a mulheres diversas.


 Oxford – São sapatos do tipo social que lembram tênis, mas são feitos em couro (embora a Melissa tenha um modelo de sapato Oxford feito em borracha), e possuem um salto quadrado em madeira, com cadarços que amarram na parte de cima e, de preferência, duas cores distintas. Eles ficaram famosos na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e depois disso passaram a ser conhecidos com o nome do mesmo local. Hoje em dia, não são exclusivos dos homens e também fazem parte do guarda-roupa feminino.

Gladiador – é uma sandália que remete à Roma antiga, e pode ser uma sandália masculina ou feminina. Geralmente a sola é flat e ela vem com várias tiras, pode ir até o tornozelo ou até o joelho. Vários modelos foram inventados por várias marcas, inclusive pela Nike.

Anabela – Esse tipo de calçado na verdade é um tipo de salto. Eles são elevados do chão, como um sapato plataforma, mas enquanto as plataformas costumam ser mais retas na sola, o Anabela tem a ondulação em formato do pé.

Boneca – Arredondados na parte da frente, onde ficam os dedos, são geralmente fechados atrás. O salto pode ser Anabela, plataforma, de borracha, etc. Uma variação dos sapatos boneca são as Mary Janes, feitas com salto médio. Atenção para a tira que geralmente fecha o sapato em uma única fivela.

Chinelo – Os mais conhecidos são os chinelos de dedo feitos com borracha, mas eles também podem vir em couro e não ter aquela tirinha que fica entre o dedão e o segundo dedo do pé, podendo ser usado com meia, nesse caso. Os chinelos são especiais para ocasiões não formais e bem confortáveis.

Ankle Boots - É muito comum ver fotos de celebridades (principalmente internacionais) desfilando pelas ruas e eventos diversos modelos de Ankle Boot, para quem não ligou o nome à “pessoa”, a ankle boot é aquele modelo de botinha que normalmente vai até a altura do tornozelo, mas alguns modelos podem ser um pouco maiores, indo até a canela.

Open boots - E o tópico mais longo é esse. As open boots - botas abertas na frente e/ou atrás - conquistaram as brasileiras, que estão usando esse tipo de sandália abotinada para compor os looks mais variados, independentemente de idade ou classe social. Mas, atenção: o modelo não fica bem em todos os tipos de mulher nem combina com qualquer roupa. O básico que precisam saber é que as Open boots não combinam com tornozelos grossos! A altura das open boots também merece atenção. Quem tem pernas longas e finas pode usar todos os comprimentos de bota, inclusive as de cano altíssimo. Já as mulheres mais baixinhas devem escolher os modelos quase sem cano, que ficam um pouco abaixo do tornozelo.
roupas mais curtas ficam bem com as open boots. Quando as pernas forem longas, podem ser escolhidos comprimentos mais ajustados abaixo do joelho. Nesse caso, também fica bom um visual mais rocker, em skynny jeans, ou mais moderno, com leggings, meias finas, rendadas ou arrastão. Mas o romantismo também tem vez. Com vestidos e saias mais românticos e leves, a open boot serve para quebrar um pouco da leveza do look, criando um contraste interessante.

É isso, caso queiram mais algum modelo, me avisem que eu posto aqui :)

Um comentário: