quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Quer ser jornalista de moda?

Primeiro post do ano. risos. Tô bem atrasada, eu sei. Na verdade eu ia excluir o blog, porque agora vou começar a faculdade, vou trabalhar, as aulas de inglês voltaram, minhas aulas de violão exigem mais de mim e vou fazer aula de canto também, ou seja, no time. Mas vou esperar até a faculdade começar pra ver no que isso aqui vai dar.
Enfim, achei uma matéria interessante sobre Jornalismo de moda no blog prataporter que me mostrou muitos caminhos e, como vou fazer Fotografia de moda, achei tudo a ver! Aqui vai ela (:


Por Maria Prata


Desde que lancei o blog, recebo muitas perguntas de leitores querendo saber o melhor caminho para se formar e trabalhar com jornalismo de moda. Pois bem… Acho que começar contando o meu caminho pode ajudar. Ta preparado? (me empolguei, ficou longo. Respira… Vai!).

Quando me formei no colegial, fui para Londres fazer um curso de um ano no London College of Fashion, uma faculdade que é irmã mais nova da Central St. Martins. O curso era técnico e englobava um pouquinho de tudo na moda: desenho, desenvolvimento de coleção, costura, fotografia, história da moda… Era maravilhoso. E me fez ter certeza de que era isso mesmo que eu queria – mesmo ainda sem ter idéia de em qual dessas áreas eu ia me especializar (nenhuma delas, no fim!).
Voltei para o Brasil e entrei na Faculdade Santa Marcelina, que formou nomes como Dudu Bertholini e Rita Comparato, Alexandre Herechcovitch, Adriana Barra, Lívia e Helena d’A Monstro… Mas no meio do caminho, entre mil e quinhentas aulas de desenho e criação, eu descobri que eu não levava O MENOR jeito para ser estilista. Fazia bonequinhos horrorosos, tinha idéias estapafúrdias… Mesmo assim fiquei lá, até o fim. Eu sabia que estava aprendendo um monte – ruim não ia ser eu assimilar tudo aquilo. No meio da faculdade, recebi um convite para ser produtora de moda da Capricho. A Brenda Fucuta, diretora de redação e amiga da minha mãe, queria alguém que nunca tivesse trabalhado em revista antes (porque essa gente – que hoje sou eu, by the way – pega vícios irremediáveis. É um perigo). Bingo. Comecei a produzir. Depois de produzir, comecei a escrever notinhas. Aí saí da Capricho, para terminar a faculdade, e lá pelas tantas acabei caindo na Luminosidade, a produtora do Paulo Borges, onde se faz o SPFW. Fui trabalhar com Graça Cabral, diretora de comunicação do evento e, quando vi, estava escrevendo para o site oficial. Ali, descobri (melhor: a Graça é que descobriu e me mostrou) que eu sabia escrever. E que era isso que eu queria fazer da minha vida: escrever sobre moda.
Eu faço parte de uma das primeiras gerações brasileiras que teve a possibilidade de estudar a moda em si – a maioria dos grandes estilistas (e jornalistas) nacionais da velha guarda é formada em outras áreas e foi entrando na área por acaso. Regina Guerreiro, Lílian Pacce, Érika Palomino… Todas caíram na moda depois de já serem jornalistas.
Mas… voltando ao começo do post: muita gente pergunta se tem que estudar jornalismo para escrever sobre moda. Como vocês puderam ler, eu acho que não. Acredito que você vai aprender muito mais em uma faculdade de moda que em um curso de jornalismo. Acho que a gente começa a escrever, escrevendo. Mas moda a gente aprende estudando – muito, muito, muito.
Eu não sei a quantas andam os cursos de moda no Brasil. Devem estar ainda melhores do que quando eu me formei (fui no desfile de formatura da Santa Marcelina em 2006, aliás, e queria tirar formandos de lá e enfiar direto no SPFW, de tão bom). Então acho que vale, sim, a pena, passar quatro anos se matando de desenhar corpinhos vestidos com roupinhas (por mais horrendas que sejam) para depois sair escrevendo com propriedade, se o seu grande sonho for mesmo um teclado e uma tela em branco. Pode apostar.
Links de faculdades legais:
Faculdade Santa Marcelina – A minha preferida no Brasil, por motivos óbvios.
Faculdade Anhembi Morumbi – A Anhembi tem cursos de criação e de negócios da moda (pode ser uma boa para quem quer entrar no mercado com um outro olhar)
London College of Fashion, – A tal que eu fiz. Tem ótimos cursos preparatórios para quem quer entrar na Central St. Martins.
Central St. Martins – A melhor do mundo. De McQueen a Christopher Kane, todos os grandes nomes da moda moderna saíram de lá.
FIT -Fashion Institute of Technology, em Nova York. Além de faculdade, tem ótimos cursos curtos.
Parsons School of Design – Também em Nova York e uma das mais conceituadas do mundo.
Studio Berçot – Uma das mais tradicionais escolas de moda da França. Marie Rucki, a diretora, vem dar aulas na Escola São Paulo este mês.(O site não estava funcionando quando eu linkei. Mas vale tentar).
Essas são apenas umas (pouquíssimas) das milhares de possibilidades de bons lugares para estudar no Brasil e no mundo. Vale começar a googar agora e descobrir muito mais. Ah, e se você já for formado e não estiver no mood de começar tudo de novo, vale buscar cursos pequenos – a maioria das escolas acima tem. Mais: a Escola São Paulo tem feito excelentes cursos de moda por aqui. Vale conferir a programação.
Boa sorte!
E você, tem algum interesse nessa área? (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário